Comunicado Pre-06 

Rio de Janeiro, 04 de setembro de 2012.

 

 

 

Prezado Associado, 

 
Conforme é do seu conhecimento, outubro é quando ocorre o reajuste anual das tabelas de contribuição do CAPESAÚDE (Assistências Básica e Superior e do Plano dos Dependentes Agregados). Para viabilizar essa medida, a Diretoria-Executiva submete ao Conselho Deliberativo as várias opções de percentuais de aumento e este decide sobre quais devem ser adotados.
 
Normalmente, a proposta de reajuste é discutida na reunião realizada em agosto, para viabilizar que o desconto, já com o novo valor, seja efetuado em setembro para vigorar a partir de outubro.
 
O objetivo deste Comunicado é informar que, diferente do que acontece normalmente, para a reunião do Conselho Deliberativo ocorrida neste mês, levamos a sugestão de não ser aplicado, agora, o aumento do CAPESAÚDE, tendo havido concordância com a nossa proposição.
 
O principal motivo que nos levou a tomar esta decisão foi a conclusão de que os reajustes colocados em prática nos últimos anos foram muito elevados e proporcionaram um sacrifício muito grande para os associados.
 
Vale a pena destacar que a não ocorrência do reajuste do CAPESAÚDE na sua data-base tem como fundamento a confiança de que os associados saberão reconhecer esta medida e se empenharão em ajudar a diminuir as despesas do Plano.
 
Não posso deixar de dizer que alguns associados reclamam quando pedimos para que ajudem na redução de despesas, argumentando que já fazem isso normalmente, usando o Plano apenas quando necessitam.
 
Para essas pessoas peço sinceras desculpas, mas, como gestor, escolhido pelos associados, tenho a obrigação de tratar deste assunto, até para ajudar a conscientizar quem não usa o CAPESAÚDE desta forma.
 
No anexo deste Comunicado estão listadas algumas medidas de ordem prática que podem proporcionar uma melhor utilização do Plano e, com isso, evitar gastos desnecessários.
 
É importante destacar que o fato do aumento não ter sido colocado em prática, a partir de outubro, não implica que ele está descartado. Na verdade, o nosso desejo é adiar essa medida pelo período que for possível. Para tanto, além de se fazer este esforço para envolver os associados nessa empreitada de não deixar que os custos aumentem, reforçaremos os contatos com os patrocinadores e, também, com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, para que seja autorizado um reajuste das contribuições do Governo para o CAPESAÚDE, até porque há quase 03 (três) anos que o valor per capita está congelado. 
 
Por tudo isso, vamos fazer um pacto de forma que cada um cumpra com a sua parte, os associados nos ajudando na luta para conter os custos do Plano e a Direção da CAPESESP batalhando para conseguir recursos adicionais que evitem novos aumentos pelo menos a curto prazo.
 
Um grande abraço.
 
Cassimiro Pinheiro Borges
Diretor-Presidente
 
__________________________________________________________________________________________________
 

INFORMAÇÕES AOS ASSOCIADOS PARA MELHOR USO DO CAPESAÚDE

 
1. RECOMENDAÇÕES GERAIS
1.1. Organize um miniprontuário médico, mantendo em uma pasta dados e referências à sua saúde e de sua família. Apresente-o sempre que for ao médico. Guarde receitas, exames e tratamentos realizados para facilitar a consulta e fornecer ao médico dados essenciais ao diagnóstico e tratamento;
1.2. Use o plano de saúde de forma consciente, pois isso significa tranquilidade para você e sua família. Também cabe a você ajudar a controlar os gastos para manter o benefício com qualidade e sem aumento de custos;
1.3. Acompanhe os extratos de utilização do CAPESAÚDE e confira se a utilização ali registrada está correta. Se tiver dúvida ou verificar divergência, entre imediatamente em contato com a Central de Relacionamento com os Associados (CRA);
1.4. Em caso de perda ou roubo da sua carteirinha do CAPESAÚDE ou de qualquer dos seus dependentes comunique imediatamente à CRA.
 
2. CONSULTA
2.1. Quando for ao consultório médico, assine somente uma vez a guia de consulta do CAPESAÚDE;
2.2. O retorno ao consultório médico para levar os exames deve ser feito dentro de 15 dias. Durante esse período, você não deve assinar nova consulta. No caso de médicos psiquiatras não há retorno, sempre é uma nova consulta;
2.3. Saiba que as consultas realizadas em pronto-socorro têm um custo dobrado para o Plano. Por isso, deve-se evitar esse tipo de utilização para as situações de rotina;
2.4. Evite trocar o especialista que lhe acompanha, pois o profissional necessita realizar uma avaliação da evolução do tratamento para conseguir um melhor resultado;
2.5. Quando for ao médico para tratar de algum problema de saúde, procure se informar sobre os exames preventivos necessários na sua idade. É muito importante a prevenção;
2.6. Encontre um médico de sua confiança que faça parte da rede e seja acessível a você. Se você vai sempre ao mesmo médico, ele terá um histórico de todos os seus problemas de saúde e assim poderá chegar mais rapidamente a um diagnóstico seguro. 
 
3. EXAMES
3.1. Verifique se as guias estão preenchidas corretamente e de forma completa (datas, serviços prestados etc.). Assine a guia somente quando já estiver preenchida e tenha certeza de que é referente ao(s) exame(s) que está(ão) sendo realizado(s);
3.2. Certifique-se de que os exames assinados e autorizados por você foram realmente feitos. Se achar alguma irregularidade, questione! Se ainda assim tiver problemas, entre em contato com a Central de Relacionamento com os Associados;
3.3. Valorize o que você pagou. Sempre que fizer exames médicos retire-os do laboratório e leve-os para o seu médico dando continuidade ao tratamento e, caso necessite consultar outro profissional, leve os exames que lhe foram solicitados anteriormente evitando refazê-los;
3.4. Exames médicos são registros de seu estado de saúde. Guarde-os sempre e leve-os consigo quando for a uma consulta, pois eles podem auxiliar no diagnóstico do médico. Se por solicitação do médico você precisar deixar com ele os exames, lhe entregue uma cópia;
3.5. Procure saber com seu médico a necessidade dos pedidos de exames, qual o objetivo e qual a sua eficiência diagnóstica, essa atitude simples evita a multiplicação de vários exames.
 
4. CIRURGIA ELETIVA
4.1. Quando for necessário se submeter a uma cirurgia que não seja de urgência (eletiva), é importante se programar com pelo menos 30 dias de antecedência. Isso permite que os materiais especiais possam ser comprados com as melhores condições e preços;
4.2. Procure conversar com o seu médico sobre a cirurgia que porventura lhe indique fazer. Pergunte sobre o procedimento e sobre os materiais a serem utilizando, repassando para ele a sua preocupação em gastar menos os recursos do CAPESAÚDE;
4.3. Se tiver alguma dúvida sobre a cirurgia a ser realizada, não deixe de ouvir uma segunda opinião. Ela lhe dará segurança sobre a necessidade efetiva desse procedimento.